Infraestruturas de habitação em Angola
Angola é um dos países de África com urbanização mais acelerada. O Censo Nacional da População e Habitação realizado em 2014 mostra que Angola está agora entre os 12 países africanos mais populosos e é o quarto maior na região da SADC. A capital de Angola, Luanda, com uma população urbana de 6,5 milhões de habitantes, é a quinta maior área metropolitana urbana da África e uma das que tem um nível de vida mais dispendioso.
A procura de habitação e serviços básicos urbanos que se tinha desenvolvido ao longo dos 40 anos de conflito resultou na escassez de habitação em cerca dois milhões de unidades. O Inquérito à Pobreza dos Agregados Familiares, realizada em 2009 pelo Instituto Nacional de Estatística, estimou que 90% das habitações urbanas estavam abaixo do padrão de habitabilidade e necessitavam de investimentos substanciais para elevá-las a condições de vida aceitáveis.
Os objetivos de investimento da ACP em resposta aos desafios enfrentados pela indústria da construção angolana consistiram em aumentar o investimento no sector da construção através da disponibilização de apoio financeiro, capacitação e materiais. Para alcançar estes resultados, a ACP investiu na Betablocos, uma empresa que produz e vende materiais de construção pré-fabricados em cimento, como blocos de cimento, blocos para pavimentos, lancis, lintéis e outros. A Betablocos conseguiu diferenciar-se através dos altos padrões de qualidade, o que a tornou um dos poucos fornecedores locais compatíveis com um processo de construção moderno.